O Colégio Rainha da América foi fundado há quase um século por Piedade Del' A. Marques, uma educadora muito conceituada no Rio de Janeiro. Na época da fundação da instituição, Piedade já era bem idosa, e considerava a inauguração do Colégio como a concretização de um sonho. Para evitar que sua fortuna adquirida ao longo da vida fosse destinada a um só herdeiro, a Sra. Piedade criou passagens secretas e enigmas que levam a partes de seu dinheiro, jóias entre outras coisas valiosíssimas. Assim sendo, fora criado a ‘Linhagem dos Maias’ denominação dada a todos os suscetíveis a cadeira de diretor do colégio. Mas para tal pessoa chegar ao cargo deveria descobrir um dos segredos de Piedade. No começo de funcionamento do colégio, ele era dedicado apenas as meninas da elite carioca, após a direção da Madre Piedade, na década de 90, pessoa no qual a Sra. Piedade doou o Colégio. Há seis anos, Danilo Maia dirige a instituição, pois descobrira um dos segredos da ‘Linhagem dos Maias’.
O Rainha da América, sempre foi um colégio que prezou primordialmente pelo expressão da arte, assim sendo apenas alunos com aptidões para as Artes Visuais, Música, Dança e Literatura podem estudar lá. Pelo menos uma das habilidades os alunos devem ter. O Rainha, é um colégio que possui um sistema de semi-internato rígido, no qual os alunos tem que se dedicar ao máximo para que não sejam convidados a se retirarem do Colégio.
O atual diretor Danilo Maia, firmou uma parceria com o Governo, onde o seu colégio possua um Programa de Bolsas integrais e parciais, para que alunos de baixa renda possam estudar naquele espaço maravilhoso.